domingo, 27 de fevereiro de 2011

ALGO SOBRE A EMANCIPAÇÃO DO HOMEM

Há inúmeros pontos de vista a respeito daquilo que é correto socialmente. Surgem termos “politicamente corretos” que passam a ser usados como se estivessem realmente transformando a sociedade em algo melhor. Ficam as palavras, geralmente desprovidas de uma realidade que lhes dê embasamento e atitude, e no fundo, além do discurso, absolutamente nada muda. A mudança não surge a partir de um novo vocabulário, pois tanto faz que tipo de palavra você use. Caso não sinta da maneira correta, não modifique a alma, a essência, nada terá mudado.

Continuamos a viver uma ilusão de estar mudando o mundo, tornando-o melhor, e trazendo mais e maiores ilhas de isolamento e fragmentação da sociedade.

Vegano, vegetariano, religioso, ateu e tantos outros “modismos” e MODISMOS, além de não transformar as pessoas em algo melhor, segmentam a sociedade causando mais fraturas e dificuldades de convivência e diálogo social.

Educação e história são desprezadas e o foco maior tem sido dado para a punição. Coisas como “prisão para quem maltrata animais”, multas aleatórias para infrações diversas, penas sem elementos educativos entre outras coisas.

Não estou dizendo aqui, que a punição, que o poder coercitivo do Estado deva ser eliminado, mas, não pode ser o único foco, o único ato. A educação, elemento que realmente pode modificar algo, é deixada geralmente de lado.

Termos são misturados a fatores irreais. Não existem pessoas vegetarianas e carnívoras, mas vegetarianas e onívoras.

A questão do vegetarianismo excede a lógica e tenta se impor como uma salvação. Basta comer vegetais e você será uma pessoa melhor. Desconsidera-se totalmente o fato da falta de alimentos na maior parte do mundo, a incapacidade das pessoas para uma dieta saudável, seja ela vegetariana ou não. QUASE NINGUÉM SABE SE ALIMENTAR DE FORMA CORRETA. Todavia, não vamos esquecer que uma alimentação correta é MUITO cara e pouco acessível a todos.

A mesma problemática surge em relação às religiões. Você pode apresentar comentários com imagens de santos ou Deuses, com metáforas bíblicas acompanhando, porém não pode fazer críticas ou ironias. E TODOS dizem que respeitam a todos. Estamos condenados a ser livres e precisamos aprender a lidar com a liberdade.

De forma geral, a sua religião é sempre melhor que a do outro...

- uma pessoa não é melhor ou pior por comer ou não carne;
- uma pessoa não é melhor ou pior por ter ou não uma religião;
- uma pessoa é uma pessoa e ela pode ou não ser boa. (simples assim).

Existe a necessidade de uma análise contextual abordando sociologia, antropologia e história, e assim, pensarmos em possíveis mudanças sociais e maior tolerância.

Pessoas criticam a China de forma agressiva, desconsiderando coisas básicas. No Brasil ainda temos a farra do boi, cometemos inúmeros tipos de crueldade com os animais e não somos capazes de resolver esta questão interna. Todavia, de forma arrogante, criticamos atitudes de outros países, sem considerar sua cultura, educação, necessidades e outros tantos elementos que um dia poderão ser modificados. Queremos ser ditadores em território estrangeiro impondo as nossas verdades. Mesmo em São Paulo, uma grande metrópole, a maior parte da população desconhece o que é posse responsável, e ainda assim, queremos mudar um país distante.

O pensamento do homem REAL virá das idéias que são os agentes fundamentais que podem transformar a história. Este tipo de idéia pode ser encontrada em Marx e Engels de forma genial.

As idéias de forma geral, assim como o seu desenvolvimento, surgem da evolução material do homem, assim sendo, a história das idéias precisa ser vivida por “homens reais e vivos” que lutam por sua sobrevivência e com a vivência criam as relações.

Temos que considerar então: filosofia, religião, valores morais (ainda que os éticos sejam melhores), leis, pois lidamos com elas e contamos com estas como instrumentos que podem gerar também mudanças, e resumidamente, tudo leva a uma formação da mentalidade social. Então, é na realidade material que teremos as idéias e é com a educação que as conseguiremos.

São os homens que desenvolvem a sua produção material e o seu intercâmbio material que, ao mudarem essa sua realidade, mudam também o seu pensamento e os produtos do seu pensamento. Não é a consciência que determina a vida, é a vida que determina a consciência. (MARX, ENGELS)

A EDUCAÇÃO, pensada por Marx, não é independente ou desvinculada da realidade MATERIAL do homem, o que deve ser pensado e considerado como parte do processo educativo e o homem, dentro deste processo é um ser abstrato onde, as idéias gerais da humanidade dentro do processo educativo devem ser trabalhadas levando em conta a problemática histórica da época social e todos os elementos que fazem parte dela.
Educar não é um ato arbitrário e exige etapas a serem aplicadas na evolução das relações vividas. Não há meio que possibilite desvincular as idéias e os interesses históricos das classes sociais onde se encontra o conhecimento sistematizado e tido como real, constituindo um resumo das relações sociais.

Os indivíduos que constituem a classe dominante possuem, entre outras coisas, uma consciência, e é em consequência disso que pensam; na medida em que dominam enquanto classe e determinam uma época histórica em toda extensão, é lógico que esses indivíduos dominem em todos os sentidos, que tenham, entre outras, uma posição dominante como seres pensantes, como produtores de idéias, que regulamentem a produção e distribuição dos pensamentos de sua época; as suas idéias são, portanto, as idéias dominantes de sua época. . (MARX, ENGELS).

A educação é então herdada e esta herança é o conhecimento já pronto e sistematizado das gerações que antecederam. Não adianta tentar impor, atropelar, criticar cruelmente, pois tais atitudes retardam qualquer aprendizado e mudança comportamental.

Os homens fazem sua própria História, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstância de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. A tradição de todas as gerações mortas oprime como pesadelo o cérebro dos vivos. (MARX).


Então, temos pela valoração de Marx e Engels, uma ligação direta entre o desenvolvimento material do mundo e os interesses das classes, e além disso, o valor do papel político que transforma a sociedade por uma eventual prática libertadora que pode modificar a mentalidade e construir uma ordem social nova.

A emancipação do homem, a possibilidade deste se tornar melhor, livre de ilusões e ideologias impostas deve vir de uma práxis modificadora do mundo, e o processo é lento e doloroso.

Por ora, resta tentar aprender a viver e modificar o mundo pela educação. Agir somente na linha final, prendendo, punindo, criticando, já se mostrou altamente ineficaz e irreal, apesar de nem todos terem notado isso.

Muitas das coisas hoje impostas como corretas são modismos e logo desaparecerão. Todavia, lembre também que muitas coisas tidas como corretas hoje, foram condenadas no passado.

Pense nisso!