segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ser Ateu...


Muitos, até mesmo os ateus, confundem o valor e o significado da opção. Um ateu é um ser mais responsável por seus atos, e com uma ética e uma moral mais elevadas, ou no mínimo, não baseadas no temor a um deus, o que faz do ateu um ser legítimo. Ele suprime a necessidade de um “deus”, que serve como desculpa por seus atos, e é um ser com consciência própria.
Um ateu não vê realidades sobrenaturais e só vê mortos em filmes antigos. É um ser humano como outro qualquer, que busca na racionalidade e também em sentimentos ser feliz.
Não espera ser premiado, ter outra vida após a morte, e se for digno, busca as recompensas realmente merecidas por seus atos.
Não há provas da existência de deus, há apenas fé e explicações retóricas cansativas que não levam a nada. Um ateu não precisa provar a NÃO EXISTÊNCIA de deus, até mesmo pelo fato de não haver um modo de provar que algo não existe, mas um ateu deixaria de sê-lo, pela simples prova da existência de deus.
A crença em um deus é uma necessidade e até mesmo um vício. É imatura, é paternalista, é covarde e alienante. Um ateu tem suas atitudes baseadas em Ética, e caso você esteja pensando, que a tal ética pode ser vaga ou falha, lembre-se que ela também é exigida de alguém que tenha fé, e ainda assim é falha e deixa muito a desejar.
Basta o ser humano evoluir para ser melhor. Espero que ainda tenhamos tempo.

Um comentário:

Alberto Siufi disse...

Certa vez recebi um power point que contava um história que tratava deste assunto com muito humor.
O ateu, passeava numa floresta do Canadá quando de repente se depara com um urso pardo enorme.
O ateu corre como um maluco tentando escapar da perseguição do urso. Depois de um tempo já um pouco cansado ele percebe que não tem mais forças para correr e desaba no chão, o urso, por sua vez, se debruça sobre o homem e quando se prepara para morder a garganta do pobre ateu deixa escapar baixinho: - Ai, meu Deus...
Neste momento o tempo para e o ateu sem entender percebe a presença do que parecia ser "Deus".
- Você não espera que depois de passar anos me negando eu vá te salvar, ou que depois de gritar a todo mundo o quanto é ridícula a possibilidade de minha existência, que eu acredite que você ira se tornar um homem religioso?
- Não, de maneira nenhuma, respondeu o ateu.
- Então o que você quer? perguntou Deus.
- Quero somente que o senhor torne o urso religioso e assim sendo piedoso.
Neste momento o ateu se vê de volta a mesma cena aonde o urso estava prestes a abocanha-lo.
Ele percebe que o urso recua diante de seus olhos e ao mesmo tempo em que olha o ateu nos olhos, ajoelha e diz: - Pai, agradeço a este alimento que me proporciona!
HAHAHA!
Brincadeiras a parte, acho que a necessidade de acreditar em alguma coisa maior foi, é e sempre será o alicerce de qualquer crença religiosa. Precisamos disso.
Este "algo maior" chame de qualquer coisa (Deus, Universo, Gaia,...), não importa. O que importa é que somos parte de um todo e se dar conta da importância da nossa existência apenas com nossos sentidos limitados é complicado.
Não gosto muito de falar de religião, mas era isso o que tinha para dizer.

Abs...

O seu blog está muito bom!!