terça-feira, 1 de abril de 2008

É CULPA DO SISTEMA

É "culpa"do sistema, e não temos mais clareza com relação a nossos inimigos. O que quero dizer?

Devemos buscar a verdade de forma lúcida, pois existe e vivemos um mundo capitalista moderno que sempre está em movimento e é auto-suficiente, algo como o ESTADO perfeito de Maquiavel, na concepção de não ser sequer questionado, de ter atingido um nível, que se explica e justifica por si só, mantendo-se capitalista e impedindo mudanças necessárias, seja no mundo como planeta, ou no mundo individual de cada um de nós.

Os títulos como "vermelho", deixam de ter valor, especialmente se observarmos a China, e seu capitalismo inédito, ou Cuba e as mais recentes mudanças graças ao afastamento de Fidel. Pessoalmente, creio que não há mais lugar para o "vermelho marxista", pois está superado por outras razões, o que inclui a força do capital.

Hoje, tanto o comunismo como a democracia, são formas de governo utópicas e muito distantes do ideal, que na verdade, não foi alcançado pela maior parte dos países e das pessoas.

Chegamos a um ponto, onde não podemos mais nos opor ao governo, ao poder, pois tudo se tornou anônimo, dissipado, independente. Estamos em uma etapa histórica, onde surge a necessidade de uma nova utopia, ideologia, caminho, ou seja lá o que for.

Estamos em um mundo, onde todos são cúmplices do capitalismo e da globalização. Os que possuem poder aquisitivo, são cúmplices diretos do capitalismo pela falta de medida e bom sendo, os que não atingiram um poder aquisitivo razoável, ou almejam consegui-lo, ou vivem frustrados, tal é a força do capital.

Existem paradoxos nos quais é difícil mexer, modificar. A livre concorrência, permite o lançamento de produtos "melhores" visando apenas a compra, e empresas que não conseguirem se adequar (ou não quiserem), acabarão quebrando. Existe a necessidade da criação de empregos em grande escala, o que exige também a produção e comercialização de bens e serviços, e não vejo como deter as necessidades que o capitalismo crie. Vejam, não estou criticando o que é o capitalismo, apenas tento mostrar o tal "sistema" e as dificuldades para fazer com que isto mude.

Pessoalmente, tenho motivos pessoais e familiares para não ser "vermelho", e realmente não sou, sendo que os pensamentos que exponho tentam mostrar única e exclusivamente a minha apreciação de mundo, que não está muito fora do que ele realmente é.

Por outro lado, regimes de direita também causam-me repúdio, especialmente pelo fato de desconsiderarem o ser individual humano dentro do sistema.

De uma forma ou de outra, é importante notar, que os países que viveram o "comunismo" ou a "extrema direita", viveram na verdade coisas muito semelhantes, onde o "Estado" é tudo, a liberdade é mínima, e ainda assim, em ambos, encontraremos pessoas que se sentiam satisfeitas.

Devemos procurar uma saída melhor para a humanidade, pois o que está sendo vivido hoje, também não é exatamente aceitável.


PENSEM NISSO!

Nenhum comentário: