quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BUSCA DA VERDADE


Na busca da verdade e do conhecimento, qualquer que seja a área, acabamos por desenvolver hipóteses. Nosso maior problema, e nem todos notam isso, é que as hipóteses que desenvolvemos não surgem com rótulos de “verdadeiro ou falso”, e dificilmente temos um norteador que nos diga se estamos confiando na verdadeira ou na falsa. Não podemos basear verdades apenas no fato de existirem hipóteses, e assim muitas vezes nos iludimos na busca da verdade.

Uma das piores situações a ser encontrada é a do paradoxo. Uma declaração ou observação de fatos que aparentemente são verdadeiros, que surge como uma contradição lógica contrapondo-se a uma intuição comum. O paradoxo então torna-se o oposto daquilo que se pensa ser verdade. A identificação de paradoxos por conceitos “simples” ou racionais, muitas vezes nos ajudam no progresso e busca da verdade.

“Vimos que, se investigarmos um objeto vulgar, do gênero que os sentidos conhecem, o que os sentidos imediatamente nos dizem não é a verdade acerca do objeto em si mesmo, mas apenas a verdade acerca de determinados dados dos sentidos que, tanto quanto podemos ver, dependem das relações entre nós e o objeto. Por conseqüência, o que vemos e sentimos diretamente é apenas uma ‘aparência', que acreditamos ser o sinal de uma 'realidade' escondida.” Bertrand Russell

Apesar de termos acumulado tanto conhecimento, de termos tantas fontes, ciências novas, potencialidades e capacidade de discernimento, acabamos muitas vezes voltando a Sócrates - (470-399 a.C) e uma de suas máximas: “Só sei que nada sei", que não demonstra ignorância, mas a necessidade de se manter como uma investigador, e como um reconhecedor da própria ignorância, evitando assim cessar a busca pelo conhecimento.

A sabedoria e o conhecimento estão também na consciência do não saber. Aquele que consegue ver sua própria ignorância procura saber mais e aquele que pensa tudo saber, contenta-se com o que sabe e torna-se estagnado.

O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias: as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram Em consideração como metal, e não mais como moedas (NIETZSCHE. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral).

Bem, como podemos notar, vale a pena repensar o que é a verdade em nossa vida e até onde vivemos iludidos.

Há momentos em que nos sentimos seguros e confiantes, quando algo acontece e nos traz uma dor carregada de espanto e admiração, então, perdemos o norteamento, não sabemos o que pensar, avaliamos o que pensamos anteriormente como uma crença e temos dificuldade em lidar com o novo.

A perplexidade que se instala nos faz querer saber onde erramos, o que não percebemos, se foi por comodismo ou pela situação em si, e sair deste estado de insegurança começa a ser imperativo, pois o desencantamento faz com que notemos nossa própria ignorância e nos criam uma vontade e uma necessidade de superação.

Duas coisas devem ser mantidas como verdades na busca da realidade:

1) Incerteza, decepção e insegurança são um caminho na busca da verdade;
2) Manter a decisão de não aceitar nada como certeza pronta, indo além na busca de explicações válidas para a forma de interpretar a realidade.

A segunda opção é sempre a melhor.

Nenhum comentário: