segunda-feira, 21 de abril de 2008

TERRÁQUEOS (Earthlings)

As imagens que você está prestes a ver não são casos isolados. São o padrão da indústria para animais criados para estimação, alimento, roupas, entretenimento e pesquisa.

Terráqueo - Aquele que habita a Terra. Uma vez que todos nós habitamos a Terra somos todos considerados terráqueos.

Não há sexismo, racismo ou especismo no termo "terráqueo". Ele abrange cada um de nós: de sangue quente ou frio, mamífero, vertebrado ou invertebrado, pássaro, réptil, anfíbio, peixes e humanos.

Humanos, então, não sendo a única espécie no planeta, compartilham este mundo com outros milhões de criaturas vivas, já que todos vivemos aqui juntos.

Entretanto, é o terráqueo humano que tende a dominar a Terra. Freqüentemente tratando outros terráqueos e seres vivos como meros objetos. Isso é o que significa "especismo"...

(assim começa a narrativa de introdução ao documentário)


O documentário TERRÁQUEOS (Earthlings), sobre a relação entre homens e animais, mostra o tratamento desumano e desrespeitoso do homem (terráqueo), com os outros terráqueos (animais). Abrange desde a questão dos animais domésticos de estimação e sua criação, ao uso de animais em pesquisas, alimentação, vestimentas, etc.)

É inegável, que o homem ultrapassou os limites da decência na consideração e no respeito pela vida, o que também acaba por atingir a consideração que tem pela vida de outro homem.
Apesar de extremamente realista e verdadeiro, o documentário peca em alguns aspectos:

1) muitos médicos alegam, que não é possível substituir a proteína animal na alimentação;

2) o leite e seus derivados é necessário em diversas fazes da vida, especialmente na infância para o desenvolvimento e na velhice para evitar osteoporose;

3) os animais domésticos, não podem ser alimentados eliminando-se da dieta a proteína animal, e este deve ser o aspecto que mais complica a vida dos vegetarianos, pois não há como ter um cão ou um gato vegetariano. Apesar de existirem rações com a opção vegetariana, se faz necessário o uso de suplementos, especialmente para gatos, e convenhamos: não é justo tornar um carnívoro vegetariano na marra, por acharmos que está correto. Seria outra violência;

4) na natureza, a violência pela sobrevivência é inegável, onde um leão atacando uma zebra não mostra exatamente uma visão bela da natureza, entre outros inúmeros exemplos possíveis, mas não há humilhação...

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais - Proclamada em assembléia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978 – acessível neste blog, trata do assunto, e pessoalmente, creio que de maneira sensata e apropriada, e deveria ser exigida e imposta a todos aqueles que lidam com animais, imputando penalidades a todos que as desrespeitassem.

Por ser um documentário que sensibiliza, acho desejável que todos, vegetarianos ou não, assistam e reflitam sobre o tema, mas não com a intenção de tornar-se vegetariano, e sim, para um desenvolvimento do respeito à vida.


http://video.google.com/videoplay?docid=-1717800235769991478

Um comentário:

tesmotetas disse...

Minha primeira reação, como não poderia ser diferente, foi de indignação e horror.
O vídeo é do tipo que joga a merda no ventilador!
Não adianta fingir que não sabe que é assim. Se o que falta, como São Tomé, é ver, então olha!
Dias depois, carnívoro que sou, já tinha uma opinião diferente.
Existem dois lados a serem analisados, o lado que o filme mostra e o lado do conforto.
Estes homens cruéis fazem por nós o que teríamos que fazer com nossas próprias mãos para alimentar nossos filhos. Imagina ter que matar uma galinha para uma canja. Depenar com a frieza de nossas avós. Penso ainda, no meu caso, como mataria um porco? Daria uma paulada em sua cabeça? Ele morreria com uma paulada? Meu filho adora carne de porco!
Então percebi que minha segunda reação era pertinente também.
O que resta então?
O Respeito!
Se temos que fazer vamos fazer da maneira certa, com o mínimo de sofrimento. Me chamou a atenção uma cena deste filme. Me parece uma mulher que aplica injeções nos cachorros para mata-los. Se vc prestar atenção ela se preocupa em fazer um carinho sincero no bicho, e parece estar sofrendo também com aquela situação. Mas tem que ser feito. É uma realidade triste!
Assim como tantas outras!
Vivemos em um mundo complicado.
Abs,

PS: Aquele pessoal que enfia um bastão no rabo do animal para dar choque sem machucar a pele deveria ter um fim igual. Sem mudar nada!