domingo, 31 de maio de 2009

Personalidade... o que é?




Personalidade é um termo um tanto banalizado e muito centrado no senso comum, com significados múltiplos, geralmente errôneos.
Entre as variações de significado temos de forma generalizada é uma unidade de um ser, tendendo a uma idéia central de totalidade em sua compreensão e valores aparentes. No senso comum surge também como capacidade de tomar decisões, características marcantes em alguém (ser introvertido ou extrovertido por exemplo) e até mesmo referências a alguém famoso como em “é uma personalidade”, mas isso é banal.
A personalidade pode ser atribuída a uma pessoa, ou a própria pessoa o faz, porém a verdade na descrição da personalidade é apenas uma e é difícil alcançar grande clareza em tal tipo de verdade, e muitas vezes arranhamos a superfície pelas observações possíveis que geram interpretações nem sempre precisas. Se diferente fosse, não cometeríamos certos erros no julgamento tantas vezes à priori que fazemos. Muitas vezes há tentativas de se atribuir valores à personalidade de uma pessoa como sendo boa ou má, o que também me parece um grande erro, uma vez que não somos os mesmos sempre, em qualquer lugar ou com qualquer pessoa, mas um mínimo de personalidade coerente deve existir sempre, e esta é a busca, sendo na auto avaliação ou na avaliação do outro.
A avaliação boa ou má excede os limites da psicologia e não deve ser usada, pois este tipo de juízo de valor é abstrato e não serve para muita coisa.
Nos diferenciamos graças à personalidade, e uma personalidade forte e clara torna às vezes a convivência com outros difícil, então saber lidar com este aspecto de nossa alma é importante, assim como, sabermos o que somos.
Então, temos personalidade, descrita em seus traços mais importantes e relevantes, sendo o grupo de atributos perenes, compreendendo desde caráter, a inteligência e forma de comportamento social.
Entre as diversas teorias que tratam do conceito de personalidade, um dos melhores significados que encontrei é: organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo”.
Há também conceitos de uma personalidade básica, onde encontramos tendências, valores, sentimentos, atitudes, emoções relacionadas à vida em sociedade, então o diferencia, o torna original em suas particularidades e a partir destes valores podemos imaginar, ainda que hipoteticamente como alguém age em determinadas situações.

Personalidade não é algo fixo e evolui graças à organização interna de cada um de nós. Apesar disso, em psicanálise encontramos conceitos sobre formação de sua estrutura, onde esta já se forma aos 4 ou 5 anos de idade. Piaget defende que isso ocorre entre os 8 ou 12 anos. Eu penso que não temos nunca uma personalidade já definida, pois aprendemos, podemos mudar, somos seres que se adaptam muito bem a qualquer situação.
Então, não podemos nos esquecer também, que existem aqueles que “não possuem personalidade”, não como algo íntegro, conhecido e verdadeiro, e daí também, observar que há muitos distúrbios da personalidade, patologias diversas, gerando até mesmo a personalidade múltipla.
Não são poucas as variantes de transtornos relacionados a personalidade, sendo algumas patológicas. Não vou me ater a descrever os tipos, mas tais transtornos afetam a personalidade dos indivíduos atrapalhando sua capacidade de apreciar o mundo e de se relacionar com as pessoas, pois tira a realidade dos fatos, mescla emoções diferentes, traz um estilo de vida mal adaptado ou começa a criar um mundo de conveniências, e um mundo assim não é real.
Os transtornos de personalidade variam e se caracterizam pelo medo, dificuldade de lidar com a realidade, sensações de solidão, medo de abandono, afastamento de quem julgam importantes em sua vida e outros.

Daí surge também o medo de novas situações, a criação de situações que não existem, e comportamentos que antes não foram observados podem agora ter uma apreciação válida graças às limitações e fantasias.


Temos aqui elementos interessantes para pensar, para uma auto avaliação e avaliação de outras pessoas.

Este texto complementa o anterior sobre “CONHECER A SI E AOS OUTROS”

Tadziu

Um comentário:

Flávia D'Álima disse...

É esquisito, hoje em dia as pessoas mal educadas, chatas, grossas e mimadas são definidas como pessoas de "personalidade forte". Faça me o favor né. E é assim com as crianças tb, tá cheio de monstrinhos por aí que são definidos como crianças diferentes porque já tem "personalidade forte" aos 2, 3 anos de idade. São aquelas que gritam nos shoppings, que dasafiam os pais, que só vestem ou comem o que querem enfim... Acho que no geral quando as pessoas tentam definir a personalidade dos outros acabam deturpando um pouco as coisas.