terça-feira, 15 de julho de 2008

Zeitgeist - Para assistir e pensar



Zeitgeist é uma palavra alemã, traduzida como “espírito do tempo”. O Zeitgeist é em resumo, o nível de desenvolvimento e avanço intelectual e de cultura do mundo em uma época.
O filme, com aproximadamente duas horas (feito especialmente para quem gosta de conspirações) tenta mostrar como o paganismo e outras religiões, crenças e mitos influenciaram o cristianismo.
Acredito que tudo deve ser visto e avaliado com senso crítico e também pesquisado para confirmação de veracidade dos fatos. Nada, NADA daquilo que recebemos “pronto”, assim deve ser aceito sem questionamentos ou base real.
É um filme que no fundo, questiona nosso modo de ser e indiretamente mostra o que é preciso para mudar o mundo e nosso meio de vida.
Trata-se de uma trilogia abordando os temas: Cristianismo, Terrorismo e a Economia, como grandes responsáveis pela manipulação da humanidade. Questiona-se o Jesus, que poderia ser plágio de diversas outras crenças, o terrorismo, utilizado pelas religiões e na política com finalidades de manipulação, e o fator econômico, centrado nos banqueiros internacionais, mas que na verdade deve ser visto como parte de todo um sistema capitalista de mundo.
É muito difícil comparar os fatos narrados com materiais disponíveis para comprová-los, porém na parte que trata de Cristianismo, talvez até por ser a mais antiga, é mais fácil de ser verificada.
De qualquer modo, não podemos negar que nos tornamos extremamente egocêntricos e isolados do mundo, e que estamos banalizando e aceitando um mundo que poderia ser de melhor forma construído por nós e para nós e ainda, que religiões, racismo e vários outros “ismos” colaboram para um mundo menos feliz dificultando a emancipação do homem para algo realmente bom.

Um comentário:

Unknown disse...

quero mto assistir ainda!
depois comento! rs
bjs,
m.